top of page

PALESTRANTES

Dr.Orlando Tobias Silveira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor-orientador no Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Pará em convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi, do qual é Pesquisador Titular desde 2002. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Polistinae, Vespidae, biodiversidade, novas espécies e inventário.

orlando.jpeg

Dr.Inocêncio de Sousa Gorayeb

Graduado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica, pela Universidade Federal do Pará, especialização em Sistemática Zoológica pelo Programa Nacional de Zoologia - CNPq, especialização em Grid Gerencial pelo Governo do Estado do Pará, mestrado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, doutorado em Entomologia pelo INPA. Pós-doutorado em Sistemática Zoológica, Tabanidae (Diptera: Insecta) na " Florida State Collections of Arthropods, Gainesville, Florida, USA" Atualmente é pesquisador colaborador voluntário, aposentado da Zoologia-Entomologia, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Linhas de atuação: Zoologia de invertebrados com ênfase aos dípteros (Diptera: Insecta) hematófagos; Sistemática de Tabanidae (Diptera: Insecta) neotropicais com ênfase a fauna amazônica.

fapespa.pa.gov.br.jpg

Dr. Fernando da Silva Carvalho Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi (2009) e Doutorado em Zoologia pelas mesmas instituições. É pesquisador titular do Museu Goeldi desde 2013, onde é professor-orientador no Programa de Pós-Graduação em Zoologia (UFPA/MPEG) e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (MPEG). É editor científico do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Naturais. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em taxonomia dos grupos recentes, principalmente de Diptera (Sarcophagidae e Calliphoridae). Já coordenou diversos projetos científicos na Amazônia e atualmente é Explorador da National Geographic (NatGeo Explorer), onde coordena o projeto sobre biodiversidade de Insetos e Aracnideos de Savanas Amazônicas. Além disso, é fotógrafo de natureza e vida selvagem.

IMG_0744.png

Dr. Alexandre Bragio Bonaldo

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestrado em Ciências Biológicas Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Federal do Paraná em 1999. Recebeu o Prêmio Rodolfo Von Ihering, da Sociedade Brasileira de Zoologia em 1999. Atua nas áreas de sistemáticas de aranhas (principalmente da Região Neotropical) e ecologia de aracnídeos amazônicos. É Pesquisador Titular do Museu Paraense Emílio Goeldi e professor no Programa de Pós-Graduação em Zoologia do convênio do Museu Paraense Emílio Goeldi/Universidade Federal do Pará. Foi Vice-Coordenador desde programa entre 2012 e 2014 e Coordenador entre 2014 e 2016. Atualmente é editor de área da Revista Zootaxa (Nova Zelândia) para as famílias Anyphaenidae, Eutichuridae e Clubionidae (Araneae). 

bonaldo.jpeg

Dr. Cléverson Ranniéri Meira dos Santos

Cléverson Ranniéri Meira dos Santos possui Bacharelado em Ciências Biológicas incluindo a participação no Programa Especial de Treinamento - Pet pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2002) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2007) incluindo pesquisa no exterior no National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, EUA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática, Biogeografia, Genética, Filogenia e Zoologia aplicada a Arqueologia, atuando principalmente com Crustáceos Decápodos. Atualmente é pesquisador efetivo no Museu Paraense Emílio Goeldi trabalhando com sistemática e ecologia de invertebrados aquáticos da região oriental da Amazônia.

WhatsApp Image 2019-07-11 at 18.22_edite

Msc. Andressa de Oliveira Aragão

Bacharel em Ciências Biológicas (CRBio 103648/06-D) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 2015. Fez parte voluntariamente do grupo de pesquisa Sistemática e Bioecologia de insetos (CNPq) da UEPB em 2014. Possui especialização em Saúde Pública com ênfase na Atenção Básica pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e mestrado em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez parte do laboratório de Biologia Molecular do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA, trabalhando com sequenciamento genético de vetores em parceria com a Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas (SAARB/IEC), Ananindeua/PA. No Instituto Evandro Chagas (IEC), fez parte do grupo de pesquisa Estudo genético, molecular e imunológico sobre arbovírus e outros vírus zoonóticos (CNPq), na linha de pesquisa de Estudo molecular de artrópodes hematófagos. Atualmente é aluna de doutorado em Genética e Biologia Molecular da UFPA trabalhando com sequenciamento do microbioma de mosquitos vetores de febre amarela silvestre (Culicidae: Sabethes) em parceria com a SAARB/IEC. Experiência: Bioinformática; Filogenia molecular; Entomologia médica molecular; Microbioma.

Screenshot_2019-07-16-17-19-13_2.png

Drª. Regiane Saturnino Ferreira

Atualmente é Professora Efetiva (Adjunto I) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)/campus de Imperatriz. Possui Doutorado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2013), Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação/PROPGI-UEMASUL. Tem experiência na área de Ecologia e Taxonomia de Aranhas, com ênfase em Taxonomia de grupos recentes, Ecologia de Comunidades, análise de dados, inventários biológicos, gerenciamento e processamento de dados em coleções zoológicas. Atua principalmente nos seguintes temas: taxonomia de aranhas (Clubionidae e Miturgidae), efeitos da fragmentação de florestas (ambientes insulares) e padrões de distribuição de aracnídeos.

Imagem1.jpg

Dr. Gustavo Rodrigo Sanches Ruiz

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP de São José do Rio Preto (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Zoologia pela USP, São Paulo, com participação pelo PDEE (Capes) na University of British Columbia, Canadá (2008-2009). Além disso, possui Pós-doutorado em sistemática de aranhas pelo Instituto Butantan, São Paulo (2010-2011). Atua desde 2011 como Professor no ICB - UFPA e no Programa de Pós-graduação em Zoologia pela mesma instituição. Seu foco de pesquisa é a biodiversidade e o uso de dados morfológicos e moleculares na inferência filogenética de aranhas.

Gustavo_Ruiz.jpg

Msc. Thaís Melo de Almeida

Thaís Melo de Almeida possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE/Laureate International Universities e mestrado pelo Curso de Pós-graduaçâo em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-graduação em Entomologia do INPA. Trabalha com sistemática de Aphelidesmidae - Diplopoda. Também tem experiência com taxonomia de Belostomatidae (Hemiptera: Heteroptera).

14855945_77.jpg

Drª. Daiane Aviz

Possui graduação em Ciências Biológicas (1998-2002), especialização em Oceanografia (2002-2003), mestrado em Biologia Ambiental (2004-2006) e doutorado em Ecologia Aquática e Pesca (2010-2015) pela Universidade Federal do Pará. No mesmo período da formação acadêmica, realizou diversos treinamentos em taxonomia e ecologia de invertebrados aquáticos em instituições nacionais, como no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia (IO), Universidade Estadual de Campinas e no Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA) da Universidade Estadual de Maringá. Possui ampla experiência profissional, com atuação como docente de nível superior na Universidade Federal do Pará, assim como participou de diversos projetos de pesquisa e estudos de diagnóstico e monitoramento ambiental na Amazônia. Atua na área ecologia de comunidades bentônicas costeiras e de ambientes continentais amazônicos, com artigos científicos publicados em revista indexadas, nacionais e internacionais. Atualmente é pesquisadora bolsista do Laboratório de Invertebrados Aquáticos do Museu Paraense Emílio Goeldi e colaboradora do Laboratório de Oceanografia Biológica da UFPA.

Daiane Aviz_foto evento_.jpeg

Drª. Cristiana Maciel

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Aquicultura - CAUNESP, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Fisiologia Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Crustacea, Decapoda, Larvicultura, Macrobrachium acanthurus e Macrobrachium amazonicum. Tem desenvolvido projetos de inovação tecnológica em parceria com empresas de carcinologia de água doce, acompanhando implantação e validando dados da pesquisa na empresa. É coordenadora da rede de Pesquisa do camarão-da-amazônia desde 2011. Além disso, tem realizado estudos de ocorrência e distribuição de espécies exóticas de Macrobrachium na costa Nordeste da Amazônia.

WhatsApp Image 2019-09-06 at 10.50.44.jp

Dr. Amazonas Chagas Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e mestrado (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atuou como Professor Visitante (clase professor adjunto 1), no Departamento de Invertebrados do Museu Nacional/UFRJ, junto ao Laboratório de Aracnologia de abril de 2008 a abril de 2010. Realizou seu Pós Doutorado pela FAPESP de janeiro de 2011 a janeiro de 2013 no Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan. Atualmente é Professor Adjunto IV no Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em artrópodes terrestres e cavernícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática, Taxonomia, Evolução, Biogeografia e Biologia de Myriapoda. Seu principal grupo de investigação é a Classe Chilopoda com ênfase em grupos neotropicais. Também possui experiência em Sistemática, Taxonomia, Evolução, Biogeografia e Biologia de Onychophora, família Peripatidae. Possui formação acadêmica para desenvolver projetos de levantamento e inventários de artrópodes terrestres, com ampla experiência de campo e na identificação das espécies.

IMG_5358 (1).JPG
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page